Venezuela, Sudão e Palestina são temas do Janela Internacional
O Janela Internacional que estreou em29 de outubro traz os principais destaques da agenda internacional da última semana, comentados pelo assessor da Fundação perseu Abramo Fábio El-Khouri.
Um dos temas abordados é a Venezuela, que suspendeu no dia 28/10 um acordo com Trinidad e Tobago para fornecimento de gás, alegando que o vizinho país insular recebeu um navio de guerra dos EUA, considerado uma provocação pelas autoridades venezuelanas. O USS Gravely é um destroier de mísseis guiados que chegou no dia 26 a Porto de Espanha, capital de Trinidad e Tobago, com fuzileiros navais a bordo, para exercícios militares conjuntos planejados, que o governo da ilha afirmou serem regulares.
A edição comenta ainda que o chefe do exército sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, anunciou na noite do dia 27 de outubro a retirada de suas tropas de seu último reduto em Darfur, enquanto a ONU emitiu um alerta sobre relatos de “atrocidades” cometidas pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), que agora controla a cidade de El-Fasher.
Assista no Canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo.
