PT realiza Encontro Nacional de Secretários e Secretárias Estaduais de Formação
Encontro reunirá dirigentes nacionais e secretários(as) estaduais de todo o país para fortalecer o Sistema Nacional de Formação e debater o Plano Nacional de Formação Política 2026; veja aqui a programação
A Secretaria Nacional de Formação e Educação Política do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em parceria com a Escola Nacional de Formação (ENFPT) e a Fundação Perseu Abramo, promove na terça-feira (28) e na quarta-feira (29), em Brasília, o Encontro Nacional de Secretários e Secretárias Estaduais de Formação. O evento ocorrerá na sede do PT nacional na capital federal.
A atividade reunirá dirigentes e formadores de todo o país para alinhar diretrizes, compartilhar experiências e avançar na construção do Plano Nacional de Política 2026 , consolidando o Sistema Nacional de Formação como eixo estratégico do partido.
A abertura será conduzida pela secretária nacional de Formação e Educação Política e diretora da ENFPT, Tássia Rabelo que destacou a importância da formação política na vida partidária: “A formação é o coração do nosso projeto político. É por meio dela que fortalecemos a militância, preparamos novas lideranças e mantemos viva a ligação entre o partido e as lutas do povo brasileiro”, ressaltando.
Na terça-feira (28), primeiro dia do evento, haverá a apresentação do Sistema Nacional de Formação, com exposições feitas pelos diretores da Fundação Perseu Abramo e da Escola Nacional de Formação, seguida de trabalho em grupo e plenário. Logo após será feita a apresentação da proposta inicial do Plano Nacional de Formação 2026 e das atividades e ferramentas de 2025 pela secretária Tássia Rabelo. A programação do primeiro dia inclui a apresentação do histórico da formação política do PT, com Valter Pomar, diretor de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo.
Na quarta-feira (29), haverá um debate ampliado com o tema: “O papel da Formação Política na estratégia do PT” que contará com Edinho Silva, presidente do PT; Paulo Okamoto, presidente da FPA; deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex- secretária nacional de Formação e Educação Política (2019–2025), entre outros debatedores. E também haverá um debate sobre a Conjuntura Nacional e da América Latina, com Mônica Valente, tesoureira da Fundação Perseu Abramo e secretária-executiva do Foro de São Paulo.
Ainda na quarta-feira serão feitas abordagens sobre o Plano Nacional de Formação Política com trabalho em grupo, apresentação em plenário, encaminhamentos a respeito da articulação política do Plano, convocação do Coletivo Nacional de Formação e avaliação política do encontro.
O encontro também contará com a presença de Misiara Oliveira, secretária adjunta de Relações Internacionais do PT; Lizandra Dawany, secretária adjunta de Nucleação; Rogério Carvalho, líder do PT no Senado; e Éden Valadares, secretário nacional de Comunicação do PT. Segundo os organizadores, essas participações “reforçaram o caráter estratégico e plural do debate, conectando a formação política às dimensões de comunicação, articulação internacional, nucleação de base e ação parlamentar”.
Veja aqui a programação completa:
