A construção do feminismo negro: mulheres em luta – pensamento e militância de Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento é o tema da segunda mesa do ciclo de debate Memória da luta antirracista, no próximo 5 de novembro, às 18 horas, no Auditório Ipê, em Porto Alegre (RS).

As atividades deste ciclo são promovidas pelo Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo e o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Neabi/UFRGS), no âmbito do Novembro Negro e também pela Escola Nacional de Formação do PT (ENF/PT).

Nesta mesa estão Luciana Garcia de Mello (UFRGS), Ìyá Sandrali (MNU), Tamyres Filgueira (UFRGS), Alan Alves Brito, Pré-Reitor de Ações Afirmativas e Elen Coutinho no trabalho de condução dos debates.

Memória da luta antirracista: construção do feminismo negro em debate

Próximos debates

O ciclo de debates “Memória da luta antirracista” tem ainda duas mesas agendadas com a realização em universidades em diferentes estados brasileiros. As próximas mesas também ocorrerão em novembro na cidade de São Paulo, em parceria com o projeto Reconexão Periferias da FPA; e em São Francisco do Conde, na Bahia, em parceria com a Unilab.

Em São Paulo o tema será movimentos sociais e promoção da igualdade racial no Brasil: 30 anos da Marcha Zumbi contra o Racismo, pela cidadania e pela vida. E na Bahia serão discutidos os centenários do pensamento internacionalista sobre a questão racial: Abdias do Nascimento, Amílcar Cabral, Frantz Fanon e Malcolm X.