Manifesto de Fundação do PT está disponível para download; leia trechos
Desde a sua fundação, em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo (SP), o Partido dos Trabalhadores assumiu compromissos que mantém vivos até hoje; baixe o Manifesto de Fundação do partido para impressão

Foto: Sergio Silva/FPA
Desde sua criação, em fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores participou de nove eleições presidenciais, vencendo cinco delas e ficando em segundo lugar em outras quatro: um feito inédito para um partido tão jovem, que completou 45 anos em fevereiro deste ano.
Como parte das comemorações pelos 45 anos do PT, a Fundação Perseu Abramo (FPA), junto ao Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), imprimiu e distribuiu cópias do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores durante a celebração e o encontro que aconteceu em fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro. Agora, você pode ter a sua cópia digital para guardar em seus dispositivos ou mesmo para imprimir e manter também uma memória impressa do documento.
Faça o download do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores clicando aqui
O Manifesto

O Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores foi aprovado no famoso ato “Movimento Pró-PT”, em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), e publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1980.
Nele, o partido já anunciava os caminhos que viriam a guiar os mandatos conquistados e as lutas populares construídas nas ruas, em um momento de grande efervescência política, com os caminhos cavados para a reabertura democrática.
Fundado por trabalhadores urbanos e rurais, sindicalistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais, o PT nasceu com uma proposta política sólida e inédita no Brasil: construir um partido das maiorias, enraizado nas lutas populares e comprometido com uma transformação democrática e radical da sociedade.
Como afirma o Manifesto: “É preciso que o Estado se torne a expressão da sociedade, o que só será possível quando se criarem condições de livre intervenção dos trabalhadores nas decisões dos seus rumos.”
Ainda segundo o documento, era anunciado que “o PT buscará conquistar a liberdade para que o povo possa construir uma sociedade igualitária, onde não haja explorados nem exploradores.”
Ao longo de seus 45 anos de história, essa visão segue orientando a ação do partido diante dos desafios contemporâneos: das ameaças autoritárias à crise climática, da luta por justiça tributária à defesa da democracia no Brasil e no mundo.