2 de julho: 200 anos da luta de um povo tem lançamento em Salvador (BA)

Nesta terça-feira, dia 2 de julho, acontece em Salvador (BA), o lançamento do livro “2 de julho: 200 anos da luta de um povo”, publicação organizada pelo professor Sérgio Guerra Filho, editada pela Hucitec em parceria com a editora FPA.
O 2 de Julho é, sem dúvidas, uma data do calendário nacional do país. Falar da luta por independência no Brasil, do bicentenário da Independência, e não tratar do 2 de Julho, é reproduzir um apagamento. Diante disso, a obra, colaborando para uma reflexão sobre a luta por emancipação e liberdade, e sua continuidade até os dias atuais, pautada na história de resistência, destacando as lutas que perduraram além de 1822, explica Elen Coutinho, diretora responsável pelo Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo.
No ano de 2023, o Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda realizou um Ciclo de Debates em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em parceria com universidades públicas baianas, para discutir temas relacionados à resistência política e ao desenvolvimento de um projeto de nação mais igualitário e justo. As mesas abordaram a importância do protagonismo do povo baiano no processo de independência, promovendo debates sobre as heranças históricas e as implicações contemporâneas no cenário político, econômico e social brasileiro.
O Ciclo pretendia não apenas celebrar o evento histórico, mas também refletir sobre o futuro do Brasil sob uma perspectiva de inclusão e justiça social. A publicação, que será lançada nesta quarta-feira, é resultado deste processo.
“Os debates sobre o bicentenário da independência do Brasil na Bahia, materializados nesta obra, se inserem como mais uma etapa desse ciclo que começou em 2022 e mobilizou pesquisadores, professores até aqui e as Brasil, cotejando as relações entre história, memória e política. […] brasileiro”, explicou Elen.
Sérgio Guerra Filho é licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando na Licenciatura em História e no Programa Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia (ProfHistória-UNEB).