A MORTE DO HERÓI

Pepe Mujica se foi. Sua perda dói nos corações e nas mentes de todos os progressistas mundo afora, mas seu exemplo de lutador por um mundo mais justo continuará presente para todos e todas as militantes de uma vida mais justa. Sua influência e generosidade perpassou por gerações de ativistas, tanto na sua amada pátria, o Uruguai, na América Latina e em todo o mundo.
Nós diretores, funcionários e colaboradores da Fundação Perseu Abramo nos quedamos consternados ao pensar na sua ausência.
Lutador incansável, ficou por 12 anos encarcerado nas masmorras da ditadura que manchou com sangue a dignidade do seu povo. Muito desses anos ficou incomunicável. O objetivo de seus algozes era além de calar sua voz, impor-lhe uma condição humana que degradasse suas forças e o fizesse perder o contato com a realidade. Não conseguiram.
Sua passagem pelo Senado da República Uruguaia e pela presidência do país nem de longe o fizeram perder as raízes populares. Raízes essas constituídas ainda na juventude.
A vida é um sopro, como dizia o também saudoso Oscar Niemeyer. Mas é preciso viver a vida com honra e dedicação aos seus sonhos e anseios, e Mujica viveu.
Que possamos sempre lembrar de seu conselho: “Precisamos trabalhar pela esperança”. Seu exemplo de caráter e dignidade passará de geração em geração ajudando a formar jovens militantes na luta por um mundo melhor.
Viva Pepe Mujica!
Presente!
Fundação Perseu Abramo