Os 45 anos do PT já começaram a ser celebrados no Rio de Janeiro, com debates, exposição histórica e atrações culturais. Estande da FPA é um dos destaques, com publicações exclusivas sobre a trajetória do partido

Já começou: confira o que já rolou a programação completa do primeiro dia dos 45 anos do PT no Rio de Janeiro
Petistas de todo o país já chegaram para o primeiro dia do aniversário do PT – Foto: Sergio Silva/FPA

A festa dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores já começou no Rio de Janeiro, com um primeiro dia recheado de celebrações, mesas e debates. O calor carioca não espantou os petistas, que começaram a chegar na Zona Portuária da cidade, onde acontece o evento. Garanta sua presença, o evento não conta com transmissão ao vivo.

Além das mesas e da participação da militância nos debates, o amplo espaço conta com uma exposição sobre a história do partido, organizada pelo Centro de Documentação Política e Memória Sergio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, desde a abertura dos portões ao encerramento, nos dois dias do evento.

Já começou: confira o que já rolou a programação completa do primeiro dia dos 45 anos do PT no Rio de Janeiro
Distribuição de Livros e revistas no estande da FPA

O estande da Fundação Perseu Abramo é um dos destaques na festa, cumprindo a missão de promoção e distribuição do conhecimento e do material produzido pela instituição. Além dos livros editados pela Editora FPA, o estante conta com exclusividade com as edições impressas do especial da Teoria e Debate sobre os 45 anos do PT.

Programação

O dia, que começou com recepção cultural com Sarau da Resistência e o cortejo “Tempo de Clóvis”, foi seguido por um debate sobre os setoriais do PT. Ainda hoje, haverá o lançamento do Circuito Elas por Elas, com a participação de lideranças como Gleisi Hoffmann, Maria do Rosário e Paulo Okamotto.

À tarde, os debates incluem a COP30 e o desenvolvimento inclusivo, com Jorge Viana e Mercedes Bustamante, e um painel internacional sobre a organização partidária, mediado por Gleisi Hoffmann, com representantes do MORENA (México) e da Frente Ampla (Uruguai). Na parte cultural, há apresentações de samba de raiz com Pagodamas, a Bateria da União de Maricá, Dudu Nobre e a Bateria da Mangueira.

Programação da parte da tarde do primeiro dia:

8h – 22h | Exposição + Feira de alimentação e artesanato
12h – 12h45 | Samba de raiz: Pagodamas
13h15 – 14h45 | Debate: “COP30 e o desenvolvimento inclusivo”, com Jorge Vianna (Presidente da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ex-senador e ex-governador do Acre), Esther Bemerguy (Economista pela Universidade Federal do Pará e especialista em Teoria Econômica pelas universidades da Amazônia – UNAMA – e de Campinas – UNICAMP), Mercedes Bustamante (Bióloga e pesquisadora), com mediação de Tainá de Paula (PT-RJ)
15h – 17h30 | Debate internacional: “Para inspirar a organização partidária: A construção exitosa do Morena e da Frente Ampla do Uruguai”, com Carolina Rangel Gracida (Secretária-Geral do MORENA – Movimiento de Regeneración Nacional, no México, e Fernando Pereira (Presidente da Frente Ampla Uruguay), com mediação Gleisi Hoffmann (Presidenta Nacional do PT)
18h – 18h45 | Bateria da União de Maricá
19h15 – 20h15 | Dudu Nobre
20h45 – 21h30 | Bateria da Mangueira
21h30 | Dispersão do público

O que pode e o que não pode: regras para adentrar o local

Para garantir a segurança e o conforto de todos e todas, há algumas regras importantes sobre o que pode ou não ser levado ao evento. Alimentos são permitidos, mas com restrições: frutas e sanduíches devem estar cortados e armazenados em embalagens de alumínio ou sacolas, enquanto biscoitos precisam estar em pacotes lacrados.

Bebidas em garrafas de vidro, plástico rígido ou latas são proibidas, mas haverá distribuição gratuita de água e o público poderá levar garrafas plásticas flexíveis. Para se proteger do calor, chapéus, bonés e protetor solar são recomendados, mas sombrinhas e guarda-chuvas não serão permitidos.

Itens como cartazes fixados em madeira, jornais, revistas, livros, bastões para fotos, drones e equipamentos fotográficos profissionais só poderão ser utilizados por profissionais credenciados. Além disso, armas de qualquer tipo, objetos pontiagudos, fogos de artifício, capacetes, cadeiras e mochilas grandes estão proibidos.

A entrada de animais só será permitida para cães-guia e de assistência. Para facilitar a entrada, a organização recomenda levar bolsas menores e lembra que todas as pessoas passarão por revista na entrada.