PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte
O presidente Paulo Okamotto participou do debate no Maranhão; no Rio Grande do Norte, o evento contou com apoio da Fundação Perseu Abramo
![PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte](https://i0.wp.com/fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-18.00.351.jpeg?resize=1280%2C853&ssl=1)
Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Fundação Perseu Abramo esteve representada em um seminário no Maranhão e contribuiu na organização em outro no Rio Grande do Norte, ambos promovidos pelos diretórios estaduais do Partido dos Trabalhadores em comemoração aos 45 anos do partido.
No Maranhão, foram dois dias do evento intitulado “A realidade brasileira e os desafios do PT do Maranhão”. Na sexta-feira (7), pela manhã, a mesa “O Brasil de Hoje e os Desafios do PT” teve as participações de Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo; Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro da Comunicação Social; e Fátima Félix, pós-doutora em Educação.
O presidente da FPA destacou a importância da formação política e do conhecimento para a militância. “Fazer política é convencer o outro de suas ideias, por isso requer conhecimento e prática. O militante precisa estudar o mundo e a conjuntura”, avaliou. Ele ressaltou a necessidade de compreender o cenário político e combater modelos econômicos que aprofundam as desigualdades, reforçando o compromisso do partido com um projeto de sociedade mais justa e produtiva.
![PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte](https://i0.wp.com/fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-18.00.36.jpeg?resize=1599%2C1066&ssl=1)
No sábado (8), as atividades começaram com a mesa “Desafios da Comunicação”. Especialistas discutiram o impacto do mundo digital na política. Participaram do debate Ana Flávia Marques, pela Fundação Perseu Abramo, doutora em Comunicação; Márcio Carneiro, doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital; Ed Wilson Araújo, doutor em Comunicação com foco em comunicação popular; e Roberta Gomes, especialista em marketing digital e mídias sociais. A mediação foi realizada por Patrícia Carlos, Secretária de Comunicação do PT Maranhão.
Ana Flávia Marques afirmou que “se política é convencer pessoas, comunicação política é uma ferramenta para convencer mais gente, sempre com intencionalidade. E o mundo do trabalho sempre influencia a forma de organizar a comunicação, que hoje, por exemplo, é mais em rede, com mensagens com mais lastro”.
![PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte](https://i0.wp.com/fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2025/02/PTMA.jpg?resize=757%2C527&ssl=1)
Após os debates, a comemoração dos 45 anos do PT Maranhão foi marcada por uma confraternização com feijoada, seguida por um festival cultural.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, o debate foi intitulado como “A Realidade Potiguar e os desafios do Partido dos Trabalhadores”. O evento, realizado com o apoio da Fundação Perseu Abramo, reuniu cerca de 500 petistas potiguares no Hotel Praiamar, em Natal, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, dos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, das deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas, e do depuatdo Francisco do PT, além de lideranças do partido no estado.
Durante o encontro foram realizadas quatro mesas que abordaram temas relacionados ao estado e ao país. O debate sobre “A realidade do RN e o contexto nacional e internacional” contou com a participação de Pedro Silva Barros, pela FPA e dos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro. Já a mesa “A realidade potiguar e os desafios do PT” teve como debatedores a governadora Fátima Bezerra e os deputados estaduais Divaneide Basílio, Isolda Dantas e Francisco do PT. Ambos os debates foram mediados pelo presidente do PT-RN, Júnior Souto.
A mesa com o tema “Nas ruas e nas redes: a comunicação, soberania nacional e a luta de classes” contou com a participação de Germano Neto, doutorando em Ciências Sociais pela UFRN, e José Maria Silva Moreira, coordenador da Secretaria Nacional de Comunicação do PT, mediada por Wanessa Fialho.
E o quarto debate, sobre o “Neoliberalismo e o novo mundo do trabalho” teve como debatedores Tatau Godinho, ex-Secretária de Políticas do Trabalho do Ministério das Mulheres do Governo Dilma; Cláudio Gabriel, superintendente Ministério do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Norte, e Irailson Nunes, presidente da CUT-RN, sob mediação do professor Hugo Manso.
![PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte PT 45 anos: FPA participa de atividades no Maranhão e Rio Grande do Norte](https://i0.wp.com/fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2025/02/comunicacao-PT-RN.jpg?resize=750%2C440&ssl=1)
No encerramento do Seminário Estadual, para celebrar o aniversário de 45 anos do PT, foi realizada uma programação cultural na Casa Vermelha, que fica localizada na Cidade Alta, em Natal, e contou com diversas apresentações musicais.