Publicação traz passo a passo para ajudar os diretórios a montarem os eventos e terem sucesso na mobilização. O PT do Maranhão e o do Rio Grande do Norte já receberam a consultoria da Fundação e organizam seus seminários.

Clique aqui para baixar o guia

Com o objetivo de estimular dirigentes, filiados e simpatizantes do PT a refletir, em cada Estado brasileiro, sobre a realidade e seus problemas, a Fundação Perseu Abramo (FPA) montou um guia que apoia a organização de seminários pelos diretórios espalhados pelo país.

O apoio vai além, com os dirigentes locais podendo contar com uma consultoria da equipe da FPA antes e durante os eventos. A ideia de fomentar os debates sobre assuntos relevantes foi abraçada pela entidade a partir de pedido da presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Ela fez a “convocação” da Fundação, em dezembro, ao final do seminário “A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores”, realizado em Brasília. Para ela, os frutos colhidos no evento devem se espalhar pelo país com a coordenação da FPA.

No seminário de dezembro, organizado pelo PT e pela FPA, foram debatidos temas como Mundo do trabalho, Contexto político nacional e internacional, Desafios do PT, e Comunicação com a sociedade. O que foi discutido nestas mesas, inclusive, serve de provocação para a montagem de mais debates, mas desta vez explorando a realidade local e o ponto de vista de quem vive em cada Estado (Veja mais: (https://seminario.pt.org.br/).

Para começar
O planejamento inicial do Guia Realização de seminários estaduais do Partido dos Trabalhadores traz quatro blocos essenciais para a tarefa:

  • Definir os parâmetros centrais do seminário (objetivos, temas, formato e data);
  • Encontrar as pessoas certas (palestrantes, políticos, autoridades, pessoas que realizaram práticas exitosas dentro de uma temática);
  • Elaborar um plano de comunicação; e
  • Construir uma equipe para operacionalizar o seminário.

Os blocos são apresentados e, em seguida, o texto indica como fazer e fornece exemplos da organização do seminário nacional realizado em Brasília. Segundo o Guia, “as experiências regionais ajudarão a compor uma visão mais complexa sobre os desafios que se apresentam nos diversos ‘Brasis’”.

Com as orientações da FPA, os diretórios do PT no Maranhão e no Rio Grande do Norte organizam eventos para este início de fevereiro: Maranhão – de 6 a 8/2 (saiba mais: https://ptmaranhao.org.br/2025/01/28/pt-maranhao-prepara-grande-celebracao-para-seus-45-anos-e-espera-reunir-500-participantes-durante-o-evento/) e Rio Grande do Norte – 8/2 (saiba mais: https://www.instagram.com/13ptrn/).

O Guia organizado pela FPA é ilustrado e escrito em linguagem clara, facilitando a consulta. O texto também recomenda que os diretórios atuem após o seminário, aproveitando as contribuições e a mobilização dos participantes durante o evento.

Assim, diz um trecho da cartilha: “É recomendável organizar uma agenda de ações que inclua debates temáticos regionais, rodas de conversa com movimentos sociais, oficinas de formação política, e eventos públicos que ampliem a identificação de problemas sociais no estado e articulem possíveis soluções”.

Como nos eventos do Maranhão e do Rio Grande do Norte, a FPA pode indicar debatedores para compor as mesas nos seminários que forem montados em cada estado. A diretoria da Fundação reforça a disponibilidade de colaborar com os diretórios interessados, pois se coloca como centro de formação política e produção de conhecimento do PT.

Clique aqui para acessar o Guia Realização de seminários estaduais do Partido dos Trabalhadores: