Iniciativa, organizada pela Escola Nacional de Formação, foi realizada nos dias 31/01 e 01/02 com a presença de lideranças políticas e especialistas no tema

Fundação Perseu Abramo realiza curso para conselheiros municipais de SP

Foto: Sérgio Silva

A Fundação Perseu Abramo (FPA), junto com a Escola Nacional de Formação (ENF), realizaram nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro o Curso de Formação para Conselheiros Municipais da cidade de São Paulo.

A iniciativa contou com a participação de mais de 170 pessoas, além de lideranças políticas e especialistas no tema. A proposta é preparar os conselheiros municipais alinhados com esquerda a atuarem de maneira mais abrangente em suas regiões, tornando-os porta-vozes de suas comunidades.

Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e da sociedade civil. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.

“O curso para os conselheiros e conselheiras eleitos no dia 15 de dezembro tem como objetivo fortalecer o conhecimento de todos eles para saberem e entenderem o que é um conselho e a base legal para as suas situações. O trabalho dos conselheiros será fundamental para a realização de políticas públicas em cada um dos 32 conselhos que abrangem todas as regiões da cidade”, explicou Osvaldir de Freitas, diretor da Escola Nacional de Formação.

Fundação Perseu Abramo realiza curso para conselheiros municipais de SP

Presente no evento, a vereadora Luna Zarattini também falou sobre a importância do curso. “Quando a gente tem conhecimento e reflete sobre o território, a gente atua melhor em defesa das pautas do nosso povo”.

O deputado estadual Eduardo Suplicy também elogiou a iniciativa. “Importante estarmos aqui trocando ideia para ver como melhorar a qualidade de vida dos paulistanos. Precisamos colocar em prática todos os instrumentos de política econômica e social que irão fazer a diferença na vida das pessoas”.

Para a engenheira Roseli Pereira, eleita para o conselho participativo de São Mateus, o curso vai ajudar na sua atuação. “Acredito que precisamos estar muito embasados na lei para a busca de direitos concretos para que possamos lutar por aquilo que a população almeja”.Ao todo, a cidade tem 600 conselheiros municipais distribuídos por 32 distritos.