730 dias depois: 86% dos brasileiros reprovam tentativa de golpe bolsonarista

A Praça dos Três Poderes será palco, na próxima quarta-feira (8), a partir das 11h, de um ato em defesa da democracia, na passagem dos dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

Segundo pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (6), 86% dos brasileiros reprovam as invasões das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. O instituto realizou 8.598 entrevistas entre os dias 4 e 9 de dezembro e considerou a margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.

Segundo os dados, “a desaprovação aos atos é de ao menos 85% em todas as regiões do país. No Nordeste a reprovação é de 87%, no Sudeste, 86%, no Sul, é de 85%, e no Centro-Oeste/Norte, de 86%. A reprovação dos atos golpistas também supera os 84% entre todas as faixas etárias de entrevistados.

Responsabilidades

O levantamento também mostra que “metade dos eleitores brasileiros diz acreditar que Bolsonaro teve algum tipo de influência nos atos golpistas. Questionados sobre a possibilidade de influência de Bolsonaro na organização dos atos, 50% responderam que sim, enquanto 39% afirmam que não”.