O programa Reconexão Periferias que estreia nesta terça-feira, 19 de novembro, entrevista o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge dos Santos Rodrigues.

Nascido na Rua do Bispo, no Centro Histórico de Salvador (BA), em 1956, João Jorge Santos Rodrigues entendeu muito jovem que cultura, educação, arte e política andam sempre juntas. E dessa compreensão visionária nasceu o Olodum, um dos maiores ícones da cultura popular brasileira, do qual foi um dos fundadores e esteve à frente como presidente por anos.

Escritor, palestrante, produtor cultural e advogado, ele foi militante do Movimento Negro Unificado e sempre lutou por justiça, democracia e igualdade. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e mestre pela Universidade de Brasília, atua na área de Direito Constitucional, particularmente em temas como direitos humanos, cidadania para afrodescendentes, comunicação e cultura negra. Dirigiu a Fundação Gregório de Matos, órgão da gestão cultural da Prefeitura de Salvador, e integra a Comissão Nacional da Verdade sobre Escravidão Negra no Brasil, como membro consultor.

Com três livros publicados – Carnaval, Cultura, Negritude (Salvador: Associação Carnavalesca Bloco afro Olodum, 2005); Olodum – Uma estrada da paixão (Salvador Bahia: Edições Olodum, 1996); e Fala Negão, o discurso sobre a igualdade (2021) – João Jorge se consolida como um pensador da cultura e da arte pela igualdade no Brasil e no mundo.

Acompanhe no canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo.