Novo livro da FPA traz reflexões sobre “Democracia versus neoliberalismo”
Obra reúne dezessete artigos numa parceria entre a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Hucitec Editora. Versão digital já está disponível no site da Fundação.
A partir desta semana, está disponível o livro “Democracia versus neoliberalismo: Reflexões sobre uma sociedade desigual”, lançado pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Hucitec Editora.
A obra reúne dezessete artigos de especialistas convidados, sendo um deles o professor Wagner Romão, organizador da edição. Os textos trazem ideias a partir de um novo momento vivido pelo Brasil, iniciado em 2023.
Clique aqui para baixar o livro
O organizador é Wagner Romão, professor livre-docente em Políticas Públicas do departamento de Ciência Política da Unicamp. É ele que abre as reflexões com o texto Compreender o neoliberalismo para superá-lo, com democracia e políticas públicas. Ele é seguido pelas contribuições valiosas de: Juarez Guimarães, Ladislau Dowbor, Flávia Biroli, Matilde Ribeiro, Andréia Galvão, Monica Valente, Gastão Wagner de Sousa Campos, Aldaiza Sposati, Renato Cymbalista, Marilane Oliveira Teixeira, Nalu Faria (in memoriam), Tica Moreno, Walter Belik, Susana Durão, Leonardo Barci Castriota e Luiz Marques.
Iluminar passos seguintes
Na ‘orelha’ do livro, o diretor da FPA, Carlos Henrique Árabe, analisa: “Como enfrentar o neoliberalismo depois de uma vitória eleitoral? Sabendo que o voto majoritário é a primeira e decisiva vitória, as contribuições aqui organizadas procuram iluminar passos seguintes, as políticas públicas que precisam chegar aos territórios e reconstruir – e, muitas vezes, criar – espaços públicos de direitos constitucionais.”
Capítulos
O livro divide-se em duas partes. A primeira – Democracia e neoliberalismo – traz os seguintes capítulos: Dez teses em polêmica sobre o neoliberalismo (Juarez Guimarães); O rentismo como modo de produção, o neoliberalismo como disfarce (Ladislau Dowbor); Agendas sobre gênero e a questão da democracia: como responder ao campo autoritário, conservador e neoliberal? (Flávia Biroli); Um país chamado Brasil: a superação do neoliberalismo e as trilhas para a construção da real democracia (Matilde Ribeiro); Neoliberalismo, sindicalismo e democracia (Andréia Galvão); e Neoliberalismo e democracia na América Latina (Monica Valente). A segunda parte – Políticas públicas e neoliberalismo – inclui estas análises: SUS, neoliberalismo e o movimento da reforma sanitária (Gastão Wagner de Sousa Campos); O público e o privado na educação: fortalecer a democracia e superar o neoliberalismo(Wagner Romão); A assistência social entre o universal e o seletivo (Aldaiza Sposati); Propriedade e moradia: Saber narrar a diversidade para enfrentar o neoliberalismo (Renato Cymbalista); O desafio de pensar o trabalho e a renda como caminhos de transformação econômica e social (Marilane Oliveira Teixeira); Superar o neoliberalismo com auto-organização: análises, experiências e propostas do feminismo popular (Nalu Faria – in memoriam – e Tica Moreno); Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil contra a fome e o neoliberalismo (Walter Belik); Pode a Segurança Pública ter uma agenda progressista? (Susana Durão); O patrimônio frente ao neoliberalismo: regressões e resistências (Leonardo Barci Castriota); e O desastre planetário e o negacionismo do capital globalizado (Luiz Marques).
Conheça também os outros livros da Estante FPA aqui: