Palestina, paz e liberdade é o tema do Janela Internacional
No programa que estreou em 9 de outubro, o diretor de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo Valter Pomar comenta a situação da Palestina. Há um ano, soldados do Hamas invadiram o território ocupado por Israel, fronteiriço à Faixa de Gaza. “Além de terem conseguido quebrar a segurança militar israelense, mataram cerca de 1.200 pessoas e capturaram pouco mais de 200 reféns. A mídia de Israel e a mídia ocidental encobriram a falha de segurança e sua própria derrota com intensos relatos de estupros coletivos, bebês decepados e crianças queimadas vivas, entre outras atrocidades alegadas. Criaram assim uma comoção que contribuiu para, em setores da opinião pública, houvesse apoio para que Israel invadisse Gaza sob argumento de uma guerra contra o Hamas, principal força política e militar do local. Posteriormente ficou claro que boa parte das alegações eram falsas. O que acabou ocorrendo na prática foi uma guerra total contra a população palestina, que passou a incluir também quem vive na Cisjordânia”
O resultado até final de setembro deste ano foram mais de 40 mil palestinos mortos, sendo dois terços mulheres, crianças e idosos; destruição quase total da infraestrutura de Gaza, incluindo escolas, hospitais, templos religiosos, cemitérios e fazendas; o deslocamento forçado da população para campos de refugiados na própria Faixa de Gaza; o uso da fome e da falta de medicamentos como arma de guerra; e há alegações de que houve o uso de bombas de fósforo branco, proibidas por leis internacionais.
Na segunda parte do programa, o professor da Universidade Federal do ABC e membro da Opeb, Giorgio Romano, fala sobre o curso online “História, Sociologia, Cultura e Resistência da Palestina”, que a UFABC realiza em colaboração inédita com a Universidade de Birzeit, em Ramallah, na Cisjordânia ocupada.
Assista no canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube.