Livro do professor Paulo Fontes reúne “biografias” de espaços marcantes na construção política e social do país

Fundação lança Lugares de Memória dos Trabalhadores neste sábado (29)

Uma história é contada, antes de tudo, pelos personagens que ajudaram a construí-la. Na ficção, pode-se ou não recorrer ao remetente para endossar determinado acontecimento. Na vida real, não há como contar uma história sem falar sobre os lugares onde ela aconteceu.

E na história política nacional poucas vezes alguém se dispôs e dar cara e biografia para um espaço físico como neste livro Lugares de Memória dos Trabalhadores, publicado pela Editora Alameda em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que será lançado no sábado, 29 de junho, em São Paulo.

Organizada por Paulo Fontes, professor do Instituto de História da UFRJ, a obra reúne 100 artigos curtos escritos por renomados e renomadas especialistas.

“As marcas das experiências dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros estão espalhadas por inúmeros lugares da cidade e do campo. Muitos desses locais não mais existem, outros estão esquecidos, pouquíssimos são celebrados. Na batalha de memórias, os mundos do trabalho e seus lugares também são negligenciados”, diz a apresentação do livro. 

Lugares de Memória dos Trabalhadores é baseado na série de mesmo nome do portal lehmt.org e procura “dar visibilidade para essa geografia social, ao estimular uma reflexão sobre os espaços onde vivemos e como sua história e memória são tratadas”. 

Fundação lança Lugares de Memória dos Trabalhadores neste sábado (29)

Serviço

O que: lançamento do livro Lugares de Memória dos Trabalhadores 

Organizador: Paulo Fontes

Editora Alameda e Fundação Perseu Abramo

Quando: 29 de junho, das 15h às 17h

Onde: Livraria Expressão Popular – Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos, São Paulo