Luta antirracista perde Flávio Jorge

Lamentamos hoje a partida do nosso querido companheiro Flávio Jorge Rodrigues da Silva, nesta quinta-feira, 6 de junho, aos 70 anos. Durante nove anos, de 2003 até 2012, foi diretor financeiro da Fundação Perseu Abramo, em 2013 integrou o Conselho Curador da FPA e atualmente era também conselheiro do Instituto Lula e membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).
Natural de Paraguaçu Paulista, no interior do estado, veio para a capital e se envolveu rapidamente com o centro acadêmico e a primeira eleição do DCE Livre da PUC. Começou então a construção de sua militância também antirracista. Naquele momento, Flávio Jorge participou ativamente do primeiro grupo de estudantes negros não só da PUC, mas também de bairros periféricos. Sua relação com a esquerda e os movimentos se iniciou ali. Esteve em 1978 nas escadarias do Teatro Municipal, foi preso na ditadura, fundou a Soweto Organização Negra e liderou a Conen.
Flávio Jorge foi atuante nas variadas batalhas do povo brasileiro. Atuou na Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, na construção do Partido dos Trabalhadores e nas lutas antirracistas. Militante do movimento negro desde os tempos estudantis no anos 1970, na PUC-SP, Flavinho, como era conhecido em todos os movimentos sociais e de lutas, até recentemente continuava atuando, debatendo, participando e combatendo o bom combate!
Para nós, companheiros e companheiras da Fundação Perseu Abramo, é um dia triste, um dia de elencar as várias ações de Flávio Jorge, seu envolvimento e dedicação com tudo que acreditamos e pelo qual lutamos. Flávio Jorge, presente!