Em abril de 2024 muitas atividades acontecerão para não deixar esquecer os 60 anos do golpe militar no Brasil. Aqueles tristes e tensos momentos geraram mortes e desaparecimentos, repressão, perseguição, censura e uma série de consequências graves para a vida econômica, política, cultural e social do país.

Os levantamentos realizados pela Comissão Nacional da Verdade apontam que 191 brasileiros que resistiram à ditadura foram mortos, 210 estão até hoje desaparecidos e foram localizados apenas 33 corpos, totalizando 434 militantes mortos e desaparecidos.

Vencida e derrotada a opressão, com o restabelecimento dos caminhos democráticos, não foram poucas as publicações, estudos e análises sobre o período.

A Fundação Perseu Abramo, desde sua criação (em 1996), vem contribuindo com publicações que revelam as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras contra o arbítrio e em favor da democracia.

Na agenda de atividades que marcam os 60 anos do golpe de 1964, publicaremos uma edição especial da revista Teoria e Debate, impressa, reunindo textos, testemunhos e análises de pessoas que protagonizaram a resistência.

A Fundação, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), já deu início a um ciclo de debates públicos sobre o golpe. O primeiro, realizado no Rio de Janeiro, abordou as ditaduras na América Latina. O ciclo será composto por cinco encontros em diferentes regiões do Brasil.

Reunimos aqui seis livros que podem ser baixados na íntegra do portal da Fundação. Podem ser amplamente compartilhados, inclusive.

Assistindo aos últimos acontecimentos da luta política nacional e internacional, percebemos a importância de relembrar para que não volte mais a acontecer tamanha violência contra o povo brasileiro e a democracia.

Boa leitura!

Pau de arara: a violência militar no Brasil (Bernardo Kucinski e Italo Tronca, org.)

Versões e ficções – O sequestro da história (vários autores)

Massacre na Lapa (Pedro Estevam da R. Pomar)

Santo Dias: Quando o passado se transforma em História

Afro Latino-América: Versus

Pesadelo (Pedro Tierra)

`