Em debate realizado nesta segunda, dia 4, NAPP Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta panorama sobre desenvolvimento sustentável que sirva de base para a construção de programas de governo petistas

É possível aliar desenvolvimento urbano ao combate permanente às desigualdades sociais? Como transformar uma cidade sem que isso cause danos à saúde, ao meio ambiente e ao mercado de trabalho? Estas foram algumas das questões que embasaram o debate realizado nesta segunda, dia 4 de março, pelo Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (NAPP) de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Com participação de lideranças políticas, especialistas e representantes da sociedade civil, o evento apresentou, ao longo de cinco horas, diversos painéis temáticos – todos eles para apresentar dados e apontar caminhos para construção de cidades modernas, inovadoras e inclusivas.

O debate abriu a agenda de março do projeto FPA nas Eleições. Ao longo do mês, NAPPs como Direitos Animais, Mudanças Climáticas e Igualdade Racial também realizarão encontros para contribuir na elaboração de programas de governo petistas.

Para Paulo Okamotto, presidente da FPA, “o desafio dos NAPPs é manter a produção de conhecimento e contribuir para o que governo atue cada vez melhor”. Segundo o dirigente, é preciso entender por que o Brasil não acompanhou o ritmo de países como China e Coreia do Sul no desenvolvimento de tecnologias e na modernização das cidades.

“Esta é uma área em que devemos ter uma dedicação extra diante do relativo atraso do Brasil em ciência e tecnologia se comparado a outras nações como China e Taiwan. Temos totais condições de promover um desenvolvimento que preserve direitos e melhore a condição da população nas cidades”, concluiu.

Em mensagem por vídeo, a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, endossou a importância dos NAPPs em pautar ainda mais as candidaturas petistas com propostas e ideias sobre ciência, tecnologia e inovação.

“Os núcleos se transformam assim como o país se transforma. Por isso trabalhamos cada vez mais forte para que tenhamos elementos para debater qualquer tema sempre em sintonia com o atual momento em que vivemos. A gente sabe que as eleições têm papel fundamental no desenvolvimento do país. Isso passa pela construção de cidades modernas e que tenham oferta de serviço público de qualidade. Esse seminário irá contribuir para o PT de todos os lugares do Brasil”, avaliou.

Uma das participantes do debate foi Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, que elogiou a disposição do presidente Lula em incluir o tema na agenda prioritária do governo: “Quando apresentamos ao Lula o programa Nova Indústria Brasil (NIB), foi muito acertada a maneira como o presidente resolveu tocar este tema a partir de um conselho nacional, um espaço paritário entre governo e sociedade civil, que pensasse e elaborasse ideias para reindustrializar o país de maneira sustentável”.

Lançado em janeiro, o NIB é um conjunto de ações para o desenvolvimento do país com metas a serem colocadas em prática nos próximos dez anos. “Nós propusemos um trabalho com metas ambiciosas que geram responsabilidades para cada um dos atores da sociedade e transformem positivamente as cidades”.

Em sua fala, a pesquisadora e especialista em Ecologia, Ima Vieira, tocou em ponto fundamental a ser debatido a partir de agora. “Neste ano de eleições é importante discutir quais são as mudanças que queremos. Temos que nos espelhar em experiências inovadoras e fazer com que elas inspirem a melhoria na qualidade de vida das cidades. Tudo isso sempre levando em conta questões como, por exemplo, a preservação do meio ambiente”.

`