No Janela Internacional que estreou no dia 21 de fevereiro, o diretor de cooperação internacional da Fundação Perseu Abramo Valter Pomar comentou alguns destaques da conjuntura internacional.Na Argentina, a “Lei ônibus”, do governo de Javier Milei, voltou à estaca zero após ter sido aprovada em 2 de fevereiro pelo Congresso Nacional. Milei havia dito anteriormente que poderia tentar outras formas para ver seu projeto aprovado, inclusive a possibilidade de um plebiscito.

O crescimento da apreensão mundial pela vida dos mais de 2 milhões de palestinos e palestinas em Gaza foi outro ponto tratado nesta edição. Um dos motivos é a denúncia feita pelo governo israelense de que havia 12 militantes do Hamas infiltrados na UNRWA, a agência da ONU responsável por ajuda alimentar, sanitária e educacional à população palestina refugiada em Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e Líbano. E ainda o avanço do exército israelense sobre Rafah, cidade para onde 1,5 milhão da população de Gaza se refugiou desde o acirramento do conflito a partir de outubro, somando-se a mais de meio milhão que aí vivia anteriormente.

A primeira viagem internacional de 2024 do presidente Lula, que esteve no Egito e na Etiópia durante a semana passada, também esteve em pauta na edição. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 15h, no Youtube da FPA.

Assista:

`