Durante a abertura da reunião ministerial, na última quarta-feira (20), o presidente Lula celebrou o resultado do ano com crescimento econômico e a aprovação da reforma tributária

“Estamos colhendo o que plantamos”, diz Lula em avaliação positiva  
20.12.2023 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião Ministerial, no Palácio do Planalto. Brasília – DF.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na última semana, no dia 20, o presidente Lula fez uma reunião de balanço com todos os ministros para avaliar o primeiro ano de governo. Um ano que teve que começar a ser governado mesmo antes da posse, como lembraram os presentes, desde a transição a aprovação de PEC do orçamento. 

“Em dezembro de 2022 poucas pessoas no mundo puderam acreditar que chegaríamos em dezembro de 2023 do jeito que estamos chegando. No momento estamos chegando em uma situação muito boa, não é uma situação excepcional, mas pode até ser considerada excepcional se levarmos em conta a situação em nós pegamos este país. A gente nunca pode se esquecer de que nós tivemos que começar a governar praticamente um mês e meio antes de tomarmos posse”, ressaltou o presidente.

Assista na íntegra o discurso de abertura do presidente Lula aos ministros 

Ele agradeceu e parabenizou a equipe de governo pelo trabalho realizado ainda nesse período de transição e falou sobre os resultados obtidos na economia neste um ano de governo. Lula lembrou que quando esteve com a diretora-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), ela disse que o Brasil cresceria cerca de 0,8% e que ele discordou dela. Garantiu que o país cresceria mais.

“Nós estamos colhendo hoje o que nós plantamos, pois eu disse desde o início que para ter uma boa governança você precisa ter correção, ter estabilidade, estabilidade política, jurídica, social, e também precisa ter previsibilidade. Ou seja, ninguém quer enganar ninguém, a gente quer um país que tudo dê certo para todos. É preciso enaltecer o trabalho que foi feito para aprovar os projetos no Congresso Nacional”, elogiou Lula.

O presidente comemorou o que chamou de “feito extraordinário” que foi a aprovação da reforma tributária, “a primeira proposta de política tributária aprovada em regime democrático do país”. Lula destacou que para conseguir tal aprovação “apenas foi colocado na prática a arte da negociação, negociação essa muitas vezes mal interpretada”.

Da Agência PT