Lançamento do livro “Mário Pedrosa: revolução sensível”

Na quarta-feira (13/12) aconteceu no Sesc Avenida Paulista um bate-papo com Marcelo Mari e Francisco Alambert, organizadores do livro Mário Pedrosa: revolução sensível, com mediação de Maria Elaine Andreoti. A coletânea de ensaios, depoimentos e imagens, publicada em parceria pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc, apresenta várias dimensões de Mário Pedrosa: militante político, defensor da democracia e dos interesses da classe trabalhadora; intelectual imprescindível à constituição da crítica de arte no Brasil; vanguardista e amigo, confiante no poder transformador da arte e da política como motores da revolução social.  

Francisco Alambert é doutor em História pela USP, onde leciona História Social da Arte e História Contemporânea. É autor de vários livros, incluindo A Semana de 22: a aventura modernista no Brasil (1992), As bienais de São Paulo da era do Museu à era dos curadores (1951-2001).  

Maria Elaine Andreoti é Mestre em literatura brasileira pela FFLCH-USP e editora de livros, é assistente editorial nas Edições Sesc São Paulo. 

Marcelo Mari é professor de Crítica e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (VIS/UnB). 

A vida e a obra de Mário Pedrosa são marcadas pelos ofícios de militante político, crítico de arte e gestor cultural, permeados por interesses como a psicologia, a arquitetura, as experiências de vanguarda, arte indígena e, acima de tudo, a defesa da democracia e da liberdade. Organizado em seis partes, este livro traz pesquisadores, artistas e familiares que se debruçam sobre a produção desse grande pensador e apresentam ao leitor características que fizeram dele um dos mais respeitados intelectuais brasileiros.

`