FPA lamenta profundamente a morte de Luiz Alberto
A Fundação Perseu Abramo lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto nesta quarta-feira, dia 13, vítima de um infarto. Luiz Alberto foi petroleiro, liderança nacional do Movimento Negro, secretário de Estado de Bahia e atualmente estava assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ele é um dos fundadores do PT na Bahia e também da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Luiz Alberto foi deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores nas candidaturas 1997-1999; 2001-2003; 2003-2007; 2007-2011 e 2011-2015.
Na Fundação Perseu Abramo, Luiz Alberto participou da roda de conversa “40 anos do PT e a luta pelo combate ao racismo”, que homenageou Lélia Gonzalez, Hamilton Cardoso, Milton Barbosa e Luiza Bairros, ao lado de Elen Coutinho, Elizabeth Viana, Flávio Jorge e Martvs Chagas. O debate faz parte do painel Novembro Negro produzido pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória política da Fundação Perseu Abramo.
O ex-deputado teve uma trajetória marcada pela luta contra o racismo, “sua atuação política foi fundamental para a conquista de direitos da população negra”, declarou em nota o Movimento Negro Unificado (MNU). Luiz Alberto é um dos fundadores do MNU Bahia.
Luiz Alberto, presente!