FPA lamenta o falecimento de Avelino Ganzer
É com grande pesar que a Fundação Perseu Abramo recebeu a informação do falecimento de Avelino Ganzer. Mais um valoroso companheiro que nos deixa de forma abrupta.
Avelino Ganzer nasceu em Iraí, Rio Grande do Sul, em 06 de abril de 1948. Cursou contabilidade na cidade de Porto Alegre/RS. Trabalhou no Bamerindus. Em 1972 muda-se com sua família para trabalhar na construção da Transamazônica, no Pará. Nessa região passa a trabalhar como produtor rural, iniciando sua militância no campo.
Envolve-se com a militância no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, do qual ganha direção em 1980. Ganzer foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), esteve presente já na Primeira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora realizada em Praia Grande/SP, em 1981. Torna-se presidente do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT (DNTR-CUT).
Participa da fundação e organização do Partido dos Trabalhadores em Santarém/PA. Torna-se membro do 3º Diretório Nacional do PT em 1986, reeleito para o 4º DN em 1987. Em 1988 é eleito vice-presidente da Comissão Executiva Nacional. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se torna chefe do Escritório Especial da Secretaria Geral da Presidência da República.
Assista aqui a entrevista concedida por ele para o projeto “História oral: PT 40 anos!”
Avelino Ganzer, presente!