A Fundação Perseu Abramo Lamenta profundamente a morte de Antônio Bispo dos Santos no último domingo (3). Um “lavrador de palavras”, como ele próprio se denominava, Nêgo Bispo nasceu na comunidade Saco do Curtume (PI), atuou em organizações como a Articulação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e se tornou referência como pensador dos quilombos no Brasil, pois traduzia nos livros os modos de habitar e se relacionar com a terra dos quilombolas.

Ele comparou o modo de vida dos quilombos e o da sociedade nacional em seu último livro A Terra Dá, A Terra Quer (Ubu, 2023), no qual propôs um novo modo de viver, a contracolonização, em resposta aos problemas atuais ligados à ecologia, ao clima, ao trabalho e à alimentação. E defendeu o contracolonialismo, a recusa de um povo à colonização, praticado há séculos por africanos, indígenas e quilombolas.

Sua contribuição inestimável para a compreensão e preservação da cultura e identidade quilombola será lembrada e reverenciada por gerações. A FPA se solidariza com os familiares e amigos de Nêgo Bispo neste momento e manifesta sua convicção de que ele viverá para sempre na luta quilombola do Brasil.

`