Em uma roda de conversa realizada nem 28 de novembro, no auditório da Fundação Perseu Abramo, o organizador do livro O Renascimento de Marx, Marcelo Musto, falou sobre a seleção dos textos, os motivos e escolhas de temas: “escrito por especialistas internacionais de renome, de forma didática e acessível a um público mais amplo, reúne as mais vivas e instigantes interpretações contemporâneas da obra do velho barbudo. Apresenta o que ele realmente escreveu sobre 22 conceitos-chave para entender o marxismo, as áreas que precisam ser atualizadas por causa das mudanças ocorridas desde o final do século 19 e as razões pelas quais seu pensamento anticapitalista é tão relevante no mundo de hoje”. Em dezembro a revista Teoria e Debate terá a entrevista com Musto publicada.

Marcello Musto é professor de Sociologia na York University, em Toronto, no Canadá. No Brasil publicou “O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos” (Boitempo, 2018), “Repensar Marx e marxismos: Guia para Novas Leituras” (Boitempo, 2022) e “Karl Marx. Biografia intelectual e política 1857-1883” (Expressão Popular, 2023). A sua obra foi traduzida mundialmente em 25 idiomas. No site www.marcellomusto.org há uma quantidade enorme de materiais, textos e eventos.

O livro O Renascimento de Marx, uma parceria da Autonomia Literária com a Editora da FPA, organizado por Musto quando resolveu resgatar um Marx atualizado, reúne as/os principais intelectuais que se debruçaram sobre a obra do barbudo em várias partes do mundo: Amy E. Wendling, Ellen Meiksins Wood, Immanuel Wallerstein, Marcel van der Linden, Benno Teschke, Robin Small, Ranabir Samaddar, Moishe Postone, Sandro Mezzadra, Michael Löwy, Michael R. Krätke, Bob Jessop, Seongjin Jeong, Peter Hudis, Isabelle Garo, John Bellamy Foster, Heather A. Brown, Alex Callinicos, Pietro Basso, Ricardo Antunes, Kevin B. Anderson e Gilbert Achcar.

Veja a seguir a galeria de fotos da atividade.

`