Em 2023, o programa Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc completa 60 anos de existência e, no conjunto das atividades celebrativas, o Sesc SP realizará o Seminário “Envelhecimento, Tempo e Sociedade”, nos dias 22 e 23 de novembro. Mais que refletir sobre o envelhecimento da população, o Seminário pretende lançar luz aos desafios futuros, considerando as questões vividas na contemporaneidade: Idadismo, Diversidade, Envelhecimento na América Latina, Políticas Públicas para a População Idosa, entre outros temas.

“A Fundação Perseu Abramo, ao longo de sua atuação, vem realizando projetos de caráter político e cultural, entre eles pesquisas importantes sobre Idosos no Brasil: vivências, desafios, expectativas na terceira idade, com edições em 2006 e 2020, também uma parceria entre as instituições”, explicam Danilo Miranda, então diretor do SescSP, e Paulo Okamoto, presidente da FPA, e na apresentação do livro “Velhices – perspectivas e cenário atual na pesquisa Idosos no Brasil”.

Para Vilma Bokany, do Núcleo de Opinião Pública e Pesquisa da FPA, “mais que refletir sobre o envelhecimento da população, o Seminário pretende lançar luz aos desafios futuros, considerando as questões vividas na contemporaneidade: Idadismo, Diversidade, Envelhecimento na América Latina, Políticas Públicas para a População Idosa, entre outros temas. Para iniciar o debate, a FPA vai apresentar a Pesquisa Idosos no Brasil segunda edição, realizada em 2019 e Lançamento da Publicação “Velhices – Perspectivas e Cenário Atual na Pesquisa Idosos no Brasil”.

Sobre os resultados da pesquisa, Vilma comentou que “os dados da pesquisa revelam a preocupação que a FPA tem tido com esse segmento populacional, já há cerca de duas décadas, reconhecendo o aumento populacional dessa faixa etária, verificado no último Censo IBGE. Diante do crescimento desse perfil populacional, torna-se ainda mais necessário investir em políticas públicas dirigidas a essa população, tanto no que se refere a políticas de saúde, assistência social e previdência, políticas de cuidados, acessibilidade e lazer. Os dados da pesquisa também refletem que o envelhecimento não se dá de maneira uniforme. Há diferenças regionais, recortes de gênero e raça que merecem ser observados, a fim de reduzir as desigualdades existentes”.

Informações completas e inscrição estão disponíveis aqui.

22/11 – Quarta-feira 

10h30 – Abertura – com Alaíde Costa

11h30 – Painel: Pesquisa Idosos no Brasil e Lançamento da Publicação “Velhices – Perspectivas e Cenário Atual na Pesquisa Idosos no Brasil” – Edições Sesc e Fundação Perseu Abramo
Mediação de Rosângela Barbalacco.
Com Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Tereza Cristina Santos Martins e Vilma Luiza Bokany. 

15h30 – Mesa: Idadismo: Perspectivas e Desafios
Mediação de Mariza Tavares.
Com Egídio Dorea e Letícia Lanz. 

17h30 – Mesa: Envelhecimento na América Latina
Mediação de Bibiana Graeff.
Com Lucio Dias Dumenez e Matilde Ribeiro. 

23/11 – Quinta-feira 

11h – Mesa: Políticas de Cuidado no Envelhecer
Mediação Diego Félix Miguel.
Com Beltrina Côrte e Maria Cristina Hoffmann. 

14h30 – Mesa: Vida e Finitude
Mediação Gustavo Assano.
Com Geni Nuñez e Taata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno). 

16h30 – Conferência de encerramento: Velhice não é doença
Com Alexandre Kalache. 

`