A Cultura brasileira amanheceu mais triste hoje. Danilo Santos de Miranda nos deixou neste domingo (29.out), aos 80 anos.

Sua dedicação e ousadia marcaram profundamente os rumos da Cultura. Ele e a história do Sesc-SP chegaram a se confundir, em essência, nas últimas décadas.

A Fundação Perseu Abramo é uma das organizações parceiras do Sesc-SP e juntas produziram muitos projetos importantes e duradouros.

Realizamos, FPA e Sesc-SP, pesquisas relevantes: a segunda e terceira edição da pesquisa de mulheres e gênero no Brasil (2010 e 2022); as duas edições da pesquisa de idosos (2007 e 2019). Ambas geraram livros importantes, referências em suas áreas. Neste momento, por coincidência, estamos preparando um novo lançamento, dia 22 de novembro uma atividade do livro Velhices: Perspectivas e cenário atual da pesquisa de idosos no Brasil. Em 2011 realizamos juntos também a pesquisa Públicos de Cultura (2011).

Como parceiro editorial, além das publicações sobre mulheres, gênero e idosos, nós lançamos com o Sesc os livros Movimento Negro Unificado – A resistência nas ruas (2021, com reimpressão em 2023) e Mário Pedrosa: Revolução sensível (2023).

Danilo Miranda era um democrata, progressista, inovador e com olhar atento à diversidade e à cultura popular. Como poucos, soube ler as necessidades do público (desde o infantil ao idoso), dos artistas, autores, educadores e toda a série de profissionais necessários ao ambiente da Cultura. Ele sabia como utilizar os recursos econômicos e humanos para potencializar o trabalho em favor do público. Fará falta, sem dúvida. Seu legado foi construído ao longo de décadas, está presente e marcado de modo indelével na Cultura brasileira.
Do nosso lado, continuaremos sua luta e o bom combate em favor da Cultura.

Desejamos força aos amigos e familiares. Danilo Santos de Miranda, presente!

Diretoria da Fundação Perseu Abramo
Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo

`