Como advogado César Vieira teve importante atuação defendendo presos políticos durante a ditadura militar

A Fundação Perseu Abramo lamenta o falecimento do advogado, dramaturgo e diretor de teatro Idibal Pivetta. Ele faleceu na noite desta segunda-feira, 23, aos 92 anos. Idibal Pivetta, presente!

Idibal Pivetta ficou conhecido pela alcunha de César Vieira, nome que utilizou durante a ditadura. Ficou marcado por ter atuado na defesa de presos políticos da ditadura militar iniciada em 1964, tendo sido ele próprio perseguido. Entre os perseguidos defendidos por ele, estão os presos de maio de 1977 da Liga Operária: Celso Brambilla, Márcia Bassetto Paes e José Maria de Almeida.

Como artista, sua marca histórica reside no teatro: Pivetta foi também um dos fundadores do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, pioneiro em processos de criação coletiva. É autor de quatro livros e de quatro peças para teatro – em 1969, venceu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA, de melhor autor nacional por O Evangelho Segundo Zebedeu

O velório acontecerá no Teatro Popular União e Olho Vivo, das 23h do dia 23/10 às 16h do dia 24/10. Em seguida, cerimônia de cremação acontecerá no Crematório Vila Alpina. O teatro fica na rua Newton Prado, 766, Bom Retiro, em São Paulo.

`