Lula na ONU, 50 anos do golpe no Chile e Reino Unido são temas do Janela Internacional
O Janela Internacional de 20/9 apresentou relatos sobre as atividades no Chile, por ocasião dos 50 anos do golpe militar no país. Ricardo Azevedo, militante político e exilado naquele momento, falou da presença da delegação brasileira nos eventos que relembraram o período ditatorial. Também nesta edição, a coordenadora do núcleo do PT do Reino Unido Julia Spatuzzi Felmanas falou sobre a conjuntura naquele país e os principais temas para brasileiros e brasileiras.
O diretor de cooperação internacional da Fundação Perseu Abramo Valter Pomar comentou o discurso do presidente Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas, que está disponível no site do governo. “Ele lembrou o dia 23 de setembro de 2003: ‘que minhas primeiras palavras diante deste parlamento mundial sejam de confiança na capacidade humana de vencer desafios e evoluir para formas superiores de convivência. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade’”.
Essa é a oitava vez que o presidente Lula comparece à Assembleia Geral da ONU para fazer o discurso de abertura. Mais adiante, ele disse: “A fome, tema central de minha fala 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos que vão dormir nesta noite sem saber se terão o que comer amanhã”.
Assista ao programa completo: