A assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública Tamires Sampaio foi a entrevistada do programa Reconexão Periferias desta terça-feira, 19/9. Ela falou sobre sua trajetória de militante negra e feminista e sobre o desafio de coordenar no governo Lula o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

“Para mim foi uma emoção muito grande ter sido convidada para ser a coordenadora do Pronasci, porque desde a graduação eu pesquiso sobre segurança pública e, como comentei, sou militante do movimento negro desde pequena, e essa é a principal pauta do movimento negro. É a luta contra o genocídio da população negra”, disse ela.

Tamires destaca que o conceito de segurança cidadã é antigo, vem sendo abordado de uma perspectiva teórica há muito tempo e já tem experiência de gestões também. “Não estamos criando uma coisa necessariamente diferente. O que a gente tá fazendo agora, na realidade, é focar em territórios com alto índice de vulnerabilidade social e de violência a partir das experiências exitosas de programas de prevenção de formação para os agentes de segurança, de construção de mecanismos de participação popular e social na produção das políticas de segurança, do entendimento de como essas políticas funcionam. E, a partir desse diagnóstico, concentrar investimentos do governo federal por meio de políticas, de repasse, equipamentos e ações, nessa perspectiva de prevenção, com cinco eixos específicos”.

Assista a um trecho ou à entrevista completa:





`