Tamires Sampaio fala sobre o desafio de coordenar o Programa Nacional de Segurança Pública
O programa Reconexão Periferias desta terça-feira, 19 de setembro, recebe a assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública Tamires Sampaio. Ela foi entrevistada para a seção Quando novas Personagens Entram em Cena da edição de setembro da revista Reconexão Periferias. Na entrevista, Tamires fala sobre sua trajetória de militante negra e feminista e sobre o desafio de coordenar no governo Lula o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
Tamires Sampaio é uma jovem advogada negra de 29 anos, feminista, moradora de Guaianases, bairro da Zona Leste de São Paulo. Desde 2012 é militante do PT e da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Foi secretária-adjunta de Segurança Cidadã em Diadema e pesquisa as áreas de segurança pública, sistema de justiça criminal e racismo estrutural. Em 2019 concluiu seu mestrado em Direito, com a dissertação: “Código oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil”. Ela já ocupou a vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 2015 a 2017, ano em que tornou-se diretora do Instituto Lula. Em 2020, candidatou-se a uma vaga de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo e recebeu mais de 10 mil votos. Hoje, como assessora especial do Ministério da Justiça, coordena o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
O programa estreia no canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo na terça-feira, às 19h, e permanece disponível para ser assistido posteriormente.