50 anos do Golpe no Chile, Brics e Festival Avante são temas do Janela Internacional
O programa Janela Internacional de 6 de setembro ouviu depoimentos do casal de ex-exilados políticos Janete e João Capiberibe, abordando o golpe militar no Chile, que completa 50 anos na próxima segunda-feira (11/9). Janete Capiberibe é professora e vereadora pelo PSB em Macapá (AP) e o ex-governador do Amapá, João Capiberibe foi eleito senador também pelo PSB do seu estado.
Valter Pomar, historiador e diretor de cooperação internacional da Fundação Perseu Abramo (FPA), também falou sobre o Festival Avante, evento político cultural do Partido Comunista português que desde 1976 vem sendo realizado de forma ininterrupta e reuniu em sua 47ª edição pelo menos 51 organizações político-partidárias de 42 países. Passaram por lá cerca de 100 mil pessoas interessadas na programação de música, teatro, dança e gastronomia. No espaço internacional, um dos estandes era do núcleo do PT de Portugal, que já tem 30 anos.
Outro ponto abordado nesta edição do programa foi a repercussão de temas de destaque tratados na última reunião dos Brics, como a necessidade de haver uma moeda de referência para os países integrantes que os liberte do papel do dólar. Segundo Pomar, a defesa de uma moeda de referência não é nova e o presidente Lula tem enfatizado a questão.
Ele também repercutiu a expansão dos Brics, que começou com Brasil, Rússia, Índia e China, ampliou-se com a entrada da África do Sul e agora passou de cinco pra 11 países, entre eles a Argentina.
Assista ao programa completo: