É causa de preocupação e motivo de tomada de providências a sucessão de ameaças à pessoa e ao trabalho do ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva, no contexto de apuração de abusos cometidos pela Operação Escudo, sob responsabilidade do governo estadual paulista.

O projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, reivindica ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que investiguem a origem das ameaças e garantam proteção e liberdade de atuação ao ouvidor.

Nos últimos dias, além das ameaças que o ouvidor havia recebido em aplicativos de mensagens, um telefonema anônimo à sede da Ouvidoria inquiriu sobre sua agenda, sua escolta, seu carro. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas até o momento não houve novas informações.

O trabalho da Ouvidoria da Polícia é de extrema importância para a garantia de respeito aos direitos humanos e ao próprio trabalho das forças de segurança, no sentido de promover justiça e proteção à população civil e aos próprios policiais.

Assim, reivindicamos o devido cuidado às vidas de Claudio Aparecido da Silva e de sua equipe, assim como respaldo ao trabalho da Ouvidoria, compreendido como de utilidade pública e parte de um necessário processo de participação da sociedade na construção de uma política de segurança mais eficaz, justa e em consonância com os princípios constitucionais brasileiros

Projeto Reconexão Periferias

`