Ciclo 2 de Julho e os 200 anos da luta de um povo
A Fundação Perseu Abramo realizará no dia 17 de agosto o último encontro do ciclo de debates “2 de Julho: 200 anos da luta de um povo”. A mesa discutirá Processos de independência: resistência e sublevações regionais no Brasil, com as presenças de Halysson Gomes da Fonseca (UNEB), Kátia Vinhático Pontes (UESC) e Marcelo Cheche Galves (UEMA).
O debate acontecerá presencialmente no Auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e será transmitido pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube.
A atividade integra o conjunto de debates celebrados em razão do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, comemorado em 02 de julho. A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, em parceria e curadoria com professores das universidades públicas do estado da Bahia, está promovendo este ciclo como maneira de contribuir em torno das comemorações sobre esta efeméride.
O objetivo é não só discutir o evento historiográfico em si, mas, sobretudo, tomar este marco político de resistência um ponto de partida para discussões que atravessam a história brasileira desde a independência e são caras ao debate político contemporâneo. Convidamos a todas e todos para participarem conosco dessa fundamental discussão no cenário brasileiro: A educação como um direito!
Haverá certificação para os participantes presenciais.
Convidadas e convidados:
Halysson Gomes da Fonseca
Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2020). Atualmente pesquisa os intendentes da marinha no Brasil colonial e a relação das elites locais com os portos a partir da expansão das intendências de marinha (1797). Foi professor da rede estadual no Ensino Médio do Estado da Bahia e atualmente está Professor Adjunto na UNEB, onde ministra aulas no Colegiado de História, no Colegiado das Licenciaturas Interculturais em Educação Escolar Indígena e Pedagogia Indígena. Tem experiência na área de Ensino de História, História Indígena, História do Brasil e da Bahia Colonial. Tem interesse nos temas que envolvam zonas portuárias, questões institucionais e socioeconômicas ligadas a vida marítima na Bahia colonial, a exemplo das explorações florestais, aporte ao comércio e às construções náuticas do século XVIII. Atualmente é coordenador da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI-UNEB).
Kátia Vinhático Pontes
Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1986); Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1995); Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000); e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2018). É Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e desenvolve pesquisa nos temas: História Social e Econômica, Porto-Ferrovia e Região, Educação e Relações Étnico-raciais, Trabalho e Violência. Membro dos Grupos de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (UESC-BA) e, Portos e Cidades no Mundo Atlântico (UFF-RJ).
Marcelo Cheche Galves
Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2020). Professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em História – mestrado e doutorado (PPGHIST). É coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), membro da Rede Proprietas (INCT Proprietas), e do projeto PRONEX Caminhos da Política no Império do Brasil. Editor da Revista Outros Tempos – UEMA (2021-2022). Membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMA na área de Ciências Humanas (2022). É o atual Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (2023-2026).
Mediação:
Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
Acesse os debates já realizados:
ABERTURA E AULA PÚBLICA: 200 ANOS DE LUTA DE UM POVO
Presentes:
Elen Coutinho – Fundação Perseu Abramo
Penildon da Silva Filho – Vice Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Fábio Josué Souza dos Santos, Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Alessandro Fernandes de Santana, Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Sérgio Guerra Filho – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
MÍDIA, OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICA: O PAPEL DA IMPRENSA E DAS REDES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE
Presentes:
Patrícia Valim, professora de História da Bahia/UFBA e coordenadora da série “MÁTRIA BRASIL” publicada semanalmente na Folha de São Paulo.
Rodrigo Perez, doutor em história social pela UFRJ, professor do departamento de história da UFBA e analista político. Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História – Anpuh e Professor de História da UFOP. Autor de diversos artigos e livros sobre história do Brasil.
Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História – Anpuh e Professor de História da UFOP. Autor de diversos artigos e livros sobre história do Brasil.
A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO: LEI DE COTAS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Presentes:
Dyane Brito é professora Associada III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2020-2024). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios(POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação (UFBA),
Paula Barreto é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Laboratório/Programa A Cor da Bahia: Programa de Pesquisa e Formação sobre Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia
Rodrigo Ednilson é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.
Rosana Heringer é doutora em Sociologia (IUPERJ/UCAM), Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES).
Tema do próximo painel: 16/08, às 14h: Movimentos sociais, resistência e questão fundiária no Brasil
Parcerias
Fundação Perseu Abramo – Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política
Centro de Artes, Humanidades e Letras – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGH/UESC)
Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal da Bahia (PPGH/UFBA)
Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local – Universidade do Estado da Bahia (PPGHIS/UNEB)