O livro Brasil 200 Anos de Resistências e Lutas do Povo Trabalhador, publicação organizada pela editora Hucitec e a Fundação Perseu Abramo faz parte do conjunto de atividades programadas pela Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, na ocasião do marco oficial do bicentenário da independência do Brasil. Agora a publicação já está disponível para download no site da Fundação Perseu Abramo. Leia aqui a íntegra do livro.

“A efeméride nos instigou a refletir sobre os projetos de nação em disputa e os percursos de resistência que seguem até os dias atuais, por um Brasil verdadeiramente livre e justo para todos. Ao contrário de uma história ufanista, apaziguada e homogênea, a tradição de luta da classe trabalhadora pela sua sobrevivência e organização política, e a ação e repressão a esta tradição, demarcam uma trajetória de conflitos permanentes”, explica Elen Coutinho, diretora da FPA responsável pelo CSBH.

A publicação reúne textos de Ângela Maria de Sousa Silva, Berenice Gomes Silva, Carlos A. Ferreira Martins, Cynthia Soares Carneiro, Eduardo Silveira Netto Nunes, Fernanda Rodrigues Galve, Francisco das Chagas Pereira, Francisco Elias de Araújo, Jean Pierre Chauvin, João Maurício Gomes Neto, John Kennedy Ferreira, José Sergio Gabrielli de Azevedo, Kátia Cilene do Couto, Lyndon de Araújo Santos, Marcelo Sampaio Carneiro, Márcia Regina Barros da Silva, Raimunda N. Monteiro, Ronald Rocha, Vitor Eduardo Schincariol e Zeneide Pereira Cordeiro.

`