500 dirigentes municipais do PT no estado de São Paulo se formam em curso de capacitação
A Escola Nacional de Formação (ENF) entregou certificados de conclusão para dirigentes de diretórios municipais de todo o estado de São Paulo que se formaram no primeiro Curso de Formação e Capacitação de Dirigentes Petistas realizado pela ENF. A entrega ocorreu na quinta-feira, dia 13 de julho, no auditório da nova sede do Diretório Estadual do PT, em São Paulo. A maior parte dos formandos acompanhou o evento de forma online. O curso foi realizado utilizando tecnologia EaD. Cerca de 100 dirigentes municipais compareceram à aula de encerramento.
O curso dividiu os dirigentes em cinco módulos: presidentes e vices, secretários de Finanças, Comunicação, Organização e Formação. O objetivo da capacitação é oferecer conhecimento, além de ferramentas teóricas e práticas que facilitem o funcionamento dos diretórios e resultem no aumento da capacidade de dialogar com a sociedade, aumentando a força do Partido dos Trabalhadores na luta por direitos, justiça social e em defesa da democracia.
Dirigida pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pelo Partido dos Trabalhadores, a Escola Nacional de Formação do PT está elaborando cursos que vão compor um sistema continuado e unificado de formação para dirigentes do partido. Esse curso de capacitação estadual deve ser oferecido para os demais estados do país sempre com conteúdo exclusivo e aulas ao vivo. Outros cursos estão em fase de elaboração.
O presidente do PT de São Paulo, o deputado federal Kiko Celeguim, fez uma fala relembrando as origens do partido e ressaltando a importância dos diretórios municipais e da continuidade do trabalho em conjunto.”Esse curso de dirigentes é fundamental”, afirmou. “O PT precisa ter bons dirigentes e de braços abertos à sociedade”, completou.
Já Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, reforçou a importância da formação e explicou porque a FPA, a Escola Nacional e a Secretaria Nacional de Formação se uniram para criar o sistema nacional de formação continuada, “não dá para fazer uma formação profunda com essa pequena jornada que nós fizemos. Isso aqui foi um aperitivo para chamar a atenção de sermos mais bem formados para fazer o debate político, o planejamento e a gestão dos fundos partidário e eleitoral”. Okamotto ainda falou sobre um dos objetivos desse sistema, o trabalho em rede: “a ideia é que vocês troquem experiências e a gente possa construir o modo petista de ser Partido dos Trabalhadores. Aqueles que sabem um pouco mais, ensinam para quem está começando”.
Taís Maciel, secretária estadual de Formação e diretora da ENF, conduziu o evento e anunciou tarefas que estão sendo propostas para o próximo período que devem ser cumpridas pelos dirigentes que se formaram: “reunir a executiva e o DM e dar início ao planejamento das plenárias municipais, construir estratégias para mobilização dos filiados, construir um plano de comunicação, realizar atividades de formação e um diagnóstico político e eleitoral do município”.
Luiz Turco, secretário estadual de Organização, afirmou que o estado de São Paulo foi privilegiado por ser o alvo deste primeiro curso e lembrou que nos próximos meses os diretórios municipais serão renovados, o que evidencia a necessidade de um sistema de formação continuado.
Vivian Farias, vice-presidente da FPA e diretora da ENF, reforçou a importância de que a formação seja colocada no centro das atividades do partido e que isso se deve a uma mudança na cultura política. Vivian fez um apelo a todos: “vistam a camisa do processo formativo”.
As informações sobre novos cursos e novos módulos de capacitação serão divulgadas nas redes sociais e páginas da Fundação Perseu Abramo, da Escola Nacional de Formação e do Partido dos Trabalhadores.