A editora Hucitec e a Fundação Perseu Abramo realizam, em 18 e 19 de julho, às 19h, dois lançamentos do livro Brasil 200 Anos de Resistências e Lutas do Povo Trabalhador, ambos em São Luís (MA), com a presença do organizador, Everaldo Andrade. Os eventos fazem parte do conjunto de atividades organizadas pela Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, na ocasião do marco oficial do bicentenário da independência do Brasil.

Realizadas em parceria da FPA com organizações e universidades, as iniciativas colocam em evidência a relação entre história e política, entre interpretações sobre o passado e projetos pelos quais desejamos e devemos lutar para nosso futuro. Segundo Elen Coutinho, diretora da Fundação, “ao contrário de uma história ufanista, apaziguada e homogênea, a tradição de luta da classe trabalhadora pela sua sobrevivência e organização política, e a ação e repressão a esta tradição, demarcam uma trajetória de conflitos permanentes”.


A publicação reúne textos de Ângela Maria de Sousa Silva, Berenice Gomes Silva, Carlos A. Ferreira Martins, Cynthia Soares Carneiro, Eduardo Silveira Netto Nunes, Fernanda Rodrigues Galve, Francisco das Chagas Pereira, Francisco Elias de Araújo, Jean Pierre Chauvin, João Maurício Gomes Neto, John Kennedy Ferreira, José Sergio Gabrielli de Azevedo, Kátia Cilene do Couto, Lyndon de Araújo Santos, Marcelo Sampaio Carneiro, Márcia Regina Barros da Silva, Raimunda N. Monteiro, Ronald Rocha, Vitor Eduardo Schincariol e Zeneide Pereira Cordeiro.

Serviço:
Lançamentos do Livro Brasil 200 Anos de Resistências e Lutas do Povo Trabalhador
Dia 18 de julho, das 19h às 20h, Convento das Mercês (R. da Palma, 502 – Desterro)
Dia 19 de julho, às 19h, na sede do PT estadual do Maranhão (Av. da Universidade, Cohfuma)