O mais recente encontro do Conselho Político do projeto Reconexão Periferias, realizado na última quinta-feira, dia 1º de julho, em Brasília, além de avaliar o acúmulo até aqui realizado e debater futuras ações, reuniu coletivos que atuam na região e também representantes de ministérios, que acompanharam o lançamento do Painel de Dados – ferramenta virtual que organiza e dá acesso às diversas pesquisas empreendidas pelo projeto.

A reunião também marcou o lançamento do livro “Viver por Conta Própria” na capital federal. No final do dia, um exemplar do livro foi entregue ao presidente Lula, no Palácio do Planalto, por Artur Henrique, diretor da Fundação Perseu Abramo responsável pelo projeto, Paulo César Ramos, coordenador, e pelo secretário de Comunicação da Perseu, Alberto Cantalice. Representantes dos ministérios da Igualdade Racial, das Mulheres, da Justiça, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Secretaria Nacional de Juventude estiveram presentes ao lançamento.

O encontro marcou mais uma etapa na construção de diálogo com o governo federal, com o objetivo de troca de dados, apresentação de pautas e interlocução com as periferias brasileiras e suas demandas. O projeto Reconexão Periferias já havia se reunido, a partir de maio, com representantes da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, do Ministério das Cidades, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, da Presidência da República.

O Painel de Dados, disponível no site da Fundação Perseu Abramo, vai congregar as pesquisas realizadas nas áreas de trabalho, cultura e violência. O livro Viver por Conta Própria também está disponível no site da Fundação.

`