O secretário geral do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, Paulo Pereira, esteve reunido com a equipe do projeto Reconexão Periferias, na sede da Fundação Perseu Abramo, na última sexta-feira, dia 12.

O secretário conheceu em maior profundidade as pesquisas desenvolvidas pelo projeto e alguns temas que o Reconexão considera importantes para debate no âmbito do Conselho, órgão consultivo criado pelo governo Lula para assessorar na elaboração de políticas públicas de médio e longo prazo.

“Vocês têm aqui um trabalho muito interessante, que aprofunda e detalha temas que são preocupações do governo e do Conselho, que abre novos olhares que muitas vezes passam despercebidos”, disse Pereira. Ele afirmou que a inserção dos dados acumulados pelo Reconexão Periferias nos debates pode trazer novas ferramentas no enfrentamento às desigualdades sociais, um dos principais objetivos do Conselho.

Paulo Pereira (ao centro) e a equipe do Reconexão

Desde sua criação, em 2017, após decisão do Diretório Nacional do PT, o Reconexão tem realizado pesquisas quantitativas e qualitativas nas áreas de trabalho, cultura e violência e segurança pública, tendo como perspectiva a realidade dos coletivos e populações das periferias do país. Com o diálogo mantido com aproximadamente 1 mil coletivos mapeados, o Reconexão procura compreender esses territórios a partir de seus próprios olhares e narrativas e da realidade socioeconômica captada em levantamentos inéditos.

Participaram do encontro o diretor do projeto, Artur Henrique, o coordenador, Paulo César Ramos, e Léa Marques, Victoria Braga, Sofia Toledo, Ruan Bernardo, Vilma Bokany e Isaías Dalle, integrantes da equipe.

`