O primeiro lançamento do livro Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo será realizado na sexta-feira (19/5), no Ateliê do Bixiga (Rua Conselheiro Ramalho, 945, São Paulo). O livro foi feito numa parceria entre a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a editora Autonomia Literária. A edição conta com duas versões de capa (a arte da FPA obedeceu aos critérios da Coleção Argumento) e mesmo conteúdo interno. O encontro promovido neste dia 19 de maio é uma iniciativa da editora parceira, no endereço de sua sede, na Bela Vista.

A publicação busca dar sua modesta contribuição para transformar a realidade ao sistematizar e hierarquizar o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para compreensão crítica da economia brasileira e internacional. Trata-se de um livro acessível para não economistas que, apesar de introdutório em vários aspectos, também indica caminhos para aprofundamento nos diferentes temas tratados por meio da indicação de livros, filmes e outros conteúdos.

A produção deste livro deu-se a partir do curso de ensino a distância Economia para transformação social, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), que reuniu milhares de pessoas. Dado o sucesso do curso e a demanda por materiais didáticos com uma visão crítica em economia, esta obra adapta o espírito do curso para a linguagem escrita, com auxílio artístico das ilustrações da Gazetinha da Guanabara, e aproveita sua estrutura dividida em 4 partes e 16 capítulos.

A primeira parte do livro contém elementos teóricos e conceituais sobre Economia Política, ferramentas analíticas úteis para a interpretação da realidade econômica. Já a segunda parte do livro analisa as transformações do capitalismo internacional em um sobrevoo panorâmico que vai do século XIX aos dias atuais. O Brasil é tema da terceira parte que enfatiza a evolução recente da economia brasileira e termina com a proposição de um modelo econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, a última parte busca desmontar mitos econômicos de forma a servir como insumo para a disputa de narrativas que acontece no debate público.

Serviço:
Lançamento do livro Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo
Nesta sexta-feira, 19 de maio, 18h30
Local: Ateliê Bixiga (Rua Conselheiro Ramalho, 945, São Paulo)

`