O Projeto Reconexão Periferias lança o livro “Viver por Conta Própria” (clique aqui para baixar), que sistematiza as pesquisas realizadas pelo eixo de Trabalho em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Rede Brasil Afroempreendedor, nos últimos 4 anos.

No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas trabalham por conta própria. Apesar de representarem um quarto da força de trabalho, as condições de vida e ocupação dessas pessoas são muito menos estudadas que as de trabalhadores/as com emprego formal. O trabalho por contra própria é em geral visto como transitório e até mesmo como indesejável.

O livro apresenta um ponto de vista diferente sobre esse setor, ao trazer contribuições para entender melhor a vida dos/as conta própria e formular políticas públicas. Na primeira parte, analisa como as desigualdades de classe, gênero, raça e território se entrecruzam no conjunto dos conta própria, estudando dados do IBGE. Na segunda parte, observa variações na ideia de empreendedorismo que circula nos conta própria das periferias brasileiras, a partir de entrevistas com ativistas que apoiam pequenos negócios. Por fim, apresenta uma proposta de agenda de políticas para fortalecer o trabalho por conta própria na economia popular comunitária e, ao mesmo tempo, combater as discriminações.

De acordo com Léa Marques, consultora responsável pelo eixo de Trabalho do Projeto Reconexão Periferias, o livro insere-se no desafio de “compreender a real situação dos trabalhadores e trabalhadoras das periferias, buscando apontar caminhos para que as suas atividades de geração de renda sejam exercidas com direitos e dignidade. Esse é um passo indispensável para o Brasil poder avançar na distribuição de renda e contribuir para combater as desigualdades de gênero e raça.”

Serviço:

Data: 09/maio/2023

Horário: 14h

Local: Fundação Perseu Abramo

Mesa com os autores: Jacques Mick (UFSC) e João Carlos Nogueira (Reafro)

Comentários: Laís Abramo (Secretária Nacional da Família e Cuidados do Ministério do Desenvolvimento Social)

A atividade será presencial e também transmitida ao vivo em https://www.youtube.com/watch?v=Q8fk3OXElj8

Presencialmente haverá a distribuição gratuita de exemplares do livro

Autores:

João Carlos Nogueira, cientista social (UFSC), foi Secretário Executivo da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e é coordenador geral da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) desde 2016.

Jacques Mick, jornalista e doutor em Sociologia Política (UFSC), é professor do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

`