A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) lança dia 12 de abril o livro Carlos Lessa, o passado e o futuro do Brasil (acesse a publicação aqui). O lançamento ocorrerá com a organização do Instituto de Economia da UFRJ e o Centro Internacional Celso Furtado.

O livro é fruto de parceria entre a ABED, a Editora Expressão Popular e a Fundação Perseu Abramo, iniciada com lançamentos anteriores que homenagearam Celso Furtado e Wilson Cano. Contará com versão impressa e também versão eletrônica (gratuita), distribuída nos canais da ABED e parceiros.

Com 17 artigos de mais de 30 autores e autoras, a obra resgata o pensamento amplo de Carlos Lessa e a atualidade de muitas de suas ideias. Inclui desde um artigo bastante pessoal de seu filho, Rodrigo Lessa, a artigos sobre sua trajetória acadêmica, política e como gestor público. Aborda as passagens do Professor Lessa pela CEPAL, por universidades – como a UFRJ, a UFF e a Unicamp – pela Reitoria da UFRJ e pela Diretoria e Presidência do BNDES. Trata, ainda, de seus pensamentos e reflexões sobre economia, desenvolvimento e democracia, o Brasil e a “brasilidade” e o Rio de Janeiro, uma de suas paixões.

Entre os autores, além de Rodrigo, colegas, ex-alunos, admiradores e amigos, como Luiz Gonzaga Belluzzo, Roberto Requião, Sulamis Dain, Luciano Coutinho, Ricardo Bielschowsky, Hildete Pereira de Melo, Fabio Sá Earp, Glória Moraes, Walsey Magalhães, Helena Lastres, Mauro Osório, Inês Patrício, Carlos Brandão, Carlos Pinkusfeld, Luis Antônio Elias, Darc Costa, William Nozaki, Fernando Nogueira da Costa, Victor Leonardo de Araújo, Bruno Rodas, Jorge Natal, Cezar Guedes e Bruno Sobral.

Na contracapa, participação especial de Esther Dweck, atual ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e de Carlos Frederico Leão Rocha, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O texto de orelhas é assinado pelo economista, ex-ministro e atual presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O livro conta, ainda, com dois artigos do membro da Comissão Editorial da ABED que inspirou a publicação, Nelson Victor Le Cocq D’Oliveira (In Memoriam), falecido durante sua preparação. Editado em parceria com a Editora Expressão Popular e a Fundação Perseu Abramo, o livro da ABED é dedicado ao companheiro Nelson, o maior responsável por sua organização e um de seus grandes entusiastas. Os demais organizadores são Inês Patrício, Mariano Macedo, Antônio Galvão, Helena Lastres, Adhemar Mineiro e Cid Feitosa.

Serviço

Lançamento dia 12 de abril, quarta-feira, 18h30 – Salão Pedro Calmon – Campus Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 – Instituto de Economia da UFRJ. Transmissão: https://www.youtube.com/live/Mv2_laEbxOU

Conheça o livro aqui.

`