Será lançado nesta quarta-feira (29/03), às 19h30, no Sesc Avenida Paulista, o livro Políticas culturais: diálogos possíveis, do professor e pesquisador Antônio Albino Canelas Rubim. O evento de lançamento conta com um bate-papo com a participação de Rubim, da pesquisadora Isaura Botelho e com mediação de Adriana Couto. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com o autor.

Questões como gestão cultural, financiamento e fomento à cultura, planos culturais e desafios e dilemas no âmbito cultural são analisados na coletânea, que reúne uma síntese das reflexões do autor, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), delineando um panorama que conecta o passado e o presente da história cultural do país.

Nos ensaios, o autor analisa experiências de implantação e desenvolvimento de políticas e gestões culturais públicas, em tempos e lugares diversos, fornecendo dispositivos para repensar o atual cenário brasileiro. Entre essas experiências, destacam-se as ações do Ministério da Cultura (MinC) na gestão de Gilberto Gil (2003-2008) e a experiência de Rubim como secretário de Cultura do Estado da Bahia (2011-2014). Um dos principais focos do professor é observar como a riqueza e a diversidade cultural do Brasil contrastam com a recente desatenção e ausência de investimentos em ações efetivas e permanentes por parte do poder público.

Sobre o autor: Rubim é membro do Conselho Editorial da FPA, pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia. Foi secretário de Cultura do Estado da Bahia (2011-2014).

Serviço:
Lançamento do livro Políticas culturais: diálogos possíveis
Quando: Quarta-feira, 29/03, às 19h30
Onde: Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, São Paulo)

`