No dia 24 de março, o Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos (Noppe) da Fundação Perseu Abramo reuniu um time de especialistas para iniciar as articulações do funcionamento do conselho do Centro de Análise da Sociedade Brasileira.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamato, e o diretor responsável pela área, Carlos Árabe abriram a reunião desta sexta-feira, que também contou com presença virtual de grande parte dos especialistas convidados a integrar o Conselho, assim como dos representantes das fundações partidárias Maurício de Grabois e Lauro Campos/Marielle Franco, Ricardo Alemão Abreu, Josué Medeiros e Severino José Souto.

Okamoto acredita ser necessário espalhar e difundir os produtos do Centro. “É um projeto importante de produção de conhecimento. O mundo ficou muito complexo e necessitamos de pesquisas e estudos que auxiliem na formação de nossos dirigentes, que ajudem na modernização do partido e em sua atuação para podermos implementar nosso projeto de sociedade”.

Para Carlos Árabe, “para compreender o Brasil de hoje e o que temos pela frente, as novas contradições em andamento, precisamos de um espaço com capacidade de fazer formulações, propostas, produzir pesquisas próprias. Um espaço de pluralidade que possa também receber os estudos e pesquisas que vocês estão produzindo”, explicou.

A proposta foi apresentada por Jordana Dias Pereira, da coordenação do Noppe, e prevê que o Conselho seja um órgão consultivo para auxiliar nas discussões e análises da conjuntura de maneira mais ampla, orientar o trabalho dos Grupos de Trabalho Temáticos e ajudar na elaboração das pesquisas a serem produzidas pelo Noppe (em conjunto com outros parceiros).

A ideia é constituir grupos a partir de temas, que poderão inclusive ser mais amplo e diverso. Temas como comunicação, religião, educação, mundo do trabalho, financiamento da extrema-direita e desafios de produzir resultados que cheguem ao conjunto da sociedade foram abordados no encontro.

O conselho é composto por André Singer, Camila Rocha, Elisa Guaraná, Isabela Kalil, Jaqueline Moraes Teixeira, Jesse de Sousa, João Brant, Kelli Cristine de O. Maffort, Leonardo Avritzer, Leonardo Barchin, Marina Basso Lacerda, Marcos Nobre, Nilma Lino Gomes, Paulo César Ramos, Renê Rojo, Rosana Pinheiro Machado, William Nozaki.

`