A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política, apresenta a exposição Partido dos Trabalhadores: 43 anos de luta pela democracia brasileira, convidando a revisitar os momentos, lutas e conquistas que sintetizam marcos e marcas dessa história do tempo presente.

A exposição estará disponível para visita no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Distrito Federal, nos dias 12 e 13 de fevereiro. Confira aqui a programação completa.

Fundado em 10 de fevereiro de 1980, no contexto das intensas mobilizações sociais pela redemocratização que marcaram a história política e social brasileira, a partir da segunda metade da década de 1970, o PT foi construído por homens, mulheres, brancos, LGBTQIA+, negros e indígenas, de todas as idades e regiões do país – estudantes, metalúrgicos, petroleiros, bancários, seringueiros, pescadores, professores, artistas, jornalistas, funcionários públicos, trabalhadores rurais, agricultores, donas-de-casa, intelectuais, militantes de esquerda, religiosos e outros – que lutavam por melhores condições de vida, salário, trabalho, educação, moradia, transportes, saúde, e por bandeiras políticas como a anistia e o retorno ao Estado de Direito.

Após 43 anos de militância e atuação política, o PT é o maior partido de esquerda da América Latina, com mais de um milhão e seiscentos mil filiados. É resultado da história de mobilização e organização das lutas pela emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras; e do enfrentamento que faz das imensas desigualdades sociais brasileiras e por direitos universais e cidadania, na construção de um projeto de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambientalmente sustentável.

A exposição busca retratar alguns dos principais momentos dessa construção coletiva, com documentos que mostram a força e importância do Partido dos Trabalhadores na construção da democracia brasileira. Para aqueles que não estarão em Brasília, convidamos a prestigiar a exposição virtual, navegando pela história do PT por meio de fotos, textos, charges, vídeos e outros documentos.

 

Parabéns ao Partido dos Trabalhadores nos seus 43 anos de luta na construção da democracia brasileira!

Viva o PT!

`