A Fundação Perseu Abramo lamenta profundamente a triste notícia sobre a morte de Hebe de Bonafini, presidenta e fundadora da “Asociación Madres de Plaza de Mayo”. Bonafini foi uma lutadora incansável na causa dos direitos humanos, mundialmente reconhecida.

 

A corajosa luta de Hebe de Bonafini começou após o assassinato covarde de seus filhos que foram vítimas do período mais sofrido e tenebroso da cruel e genocida ditatura militar argentina. Naquela noite sem fim de torturas e mortes, Hebe de Bonafini acendeu a pequena luz de esperança que resultou nas manifestações silenciosas da Plaza de Mayo.

 

A dor se converteu em amor e luta. Uma luta guiada pela esperança e pela certeza de se estar no lado certo da História.  A coragem e a resistência transformaram a Argentina e movimento inspirou o mundo. A luta derrotou a ditadura.

 

Hebe de Bonafini se transformou na mãe dos trinta mil mortos da ditatura, dos direitos violados. Hebe de Bonafini tornou-se a mãe dos filhos e netos roubados de suas autênticas famílias. A mãe de todos os que sofriam.

 

Dessa “maternidade socializada”, como ela dizia, nasceu a filha mais bela, a democracia.

 

Para o Brasil, Hebe de Bonafini também foi uma luz, uma guia. Sua luta tocante, de profunda humanidade, sempre nos inspirou. Por isso, nesse momento nos sentimos também órfãos, como todas as argentinas e todos os argentinos.

 

Hebe de Bonafini afirmou que, apesar de sua tragédia pessoal, teve uma vida feliz. Uma felicidade colhida no amor ao próximo e na luta pelos direitos, pela justiça e pela democracia. E nós ficamos muito felizes por ela ter existido.

Até sempre, Hebe! Muito obrigado!

 

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

`