O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da Fundação Perseu Abramo tem a satisfação de disponibilizar ao público o livro “Cenas da abolição: escravos e senhores no Parlamento e na Justiça” da historiadora Joseli Nunes Mendonça, em formato digital.

O livro integra a Coleção História do Povo Brasileiro, atualmente com 20 títulos publicados, foi lançado originalmente em 2001 em formato impresso (esgotado). Este ano, como parte das celebrações do mês da consciência negra, o CSBH publica a obra em formato digital de acesso gratuito a todos os interessados.

Cenas da abolição retoma uma das questões centrais da história do Brasil, a abolição da escravatura, abordando o tema a partir dos debates parlamentares e das ações judiciais movidas por escravos contra seus senhores contribuindo de maneira fundamental para a historiografia brasileira sobre a temática.

Acesse aqui a obra em pdf. Boa leitura!

Sobre a autora:

Joseli Maria Nunes Mendonça é professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. Ao longo de seu percurso de pesquisa, estudou temas relacionados à escravidão, abolição e pós abolição. Publicou vários artigos e livros, dentre eles Entre a Mão e os Anéis – A Lei dos Sexagenários e os Caminhos da Abolição no Brasil (1999) e Evaristo de Moraes, Tribuno da República (2007), ambos pela Editora da Unicamp, que também publicou em 2012 a coletânea organizada juntamente com Silvia Hunold Lara Direitos e Justiças no Brasil – Ensaios de História Social. Mais recentemente, em 2018, publicou com Jhonatan W. de Souza Paraná Insurgente – história e lutas sociais – séculos XVIII ao XXI, pela Editora Casa Leiria. Atualmente tem se dedicado à História Pública, coordenando projetos que visam a divulgação ampliada e a pesquisa compartilhada em torno do tema das relações raciais no sul do Brasil, em especial no Estado do Paraná.

`