Reta final: pesquisas indicam tendência de alta para Lula
Neste artigo, trazemos as análises do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisas e Estudos da Fundação Perseu Abramo (NOPPE) sobre as pesquisas mais recentes divulgadas pelos institutos. Ao final da campanha antes do primeiro turno, as pesquisas demonstram que há uma possibilidade concreta de Lula vencer no primeiro turno, com todas as curvas apontando tendencialmente para uma alta do ex-presidente desde a última semana.
Segundo os três levantamentos mais recentes divulgados no início desta semana (dos institutos FSB, IPEC e Atlas), Lula está próximo de 50% dos votos válidos – 52% segundo a IPEC, 49,4% segundo a Atlas e 48% na BTG/FSB. Os números confirmam uma tendência que destacamos na semana passada, de ligeiro aumento dos votos válidos em Lula detectado por todos os institutos. No final da semana anterior, o ex-presidente tinha 50,5% segundo a pesquisa Abrapel/Ipespe, 50% no Datafolha e 49% segundo a Quaest. Como é possível ver no gráfico abaixo, as curvas indicam aumento nas passagens da antepenúltima semana de campanha para a penúltima semana e agora a última semana – esta com um grande número de pesquisas ainda a serem lançadas.
Para calcular os votos válidos, são dispensados os indecisos, brancos e nulos. É um cálculo similar ao feito pelo TSE para determinar o resultado eleitoral – são descartados os votos brancos, nulos e as abstenções. Nesta reta final, com a diminuição dos indecisos e a proximidade do pleito, utilizar os votos válidos é um mecanismo que os institutos adotam para poder existir comparação entre as pesquisas e as urnas.
À exceção da pesquisa Atlas, que trouxe um crescimento de Bolsonaro, todos os institutos demonstram que o atual presidente estacionou nas pesquisas. A pesquisa Atlas aponta também para uma diminuição nos votos do terceiro e quarto colocados, Ciro e Tebet, indicando um possível movimento de ‘voto útil’. Os levantamentos dos próximos dias darão conta de responder se tal dado medido pelo instituto, que realiza suas pesquisas por meio da metodologia de painel online, com entrevistas virtuais, de fato é uma tendência.
Conforme afirmamos na semana passada, a possibilidade de vitória em primeiro turno é concreta. No entanto, ainda não está dada ou consumada. É necessário conquistar o voto de indecisos, de outras candidaturas, mantendo o ritmo de crescimento nas pesquisas, além de promover o comparecimento do eleitorado às urnas para que a vantagem se reflita também nas urnas.
Matheus Tancredo Toledo é cientista político com mestrado na PUC-SP e analista do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisas e Estudos (NOPPE/FPA).