A coordenação do programa de governo da aliança Brasil da Esperança (PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade) liderada pela chapa Lula-Alckmin recebeu propostas elaboradas pela Conexis Brasil Digital que representa as empresas do setor de telecomunicações que operam no país. O encontro ocorreu na quarta-feira, dia 14, na sede da Fundação Perseu Abramo. 

 

Na avaliação dos representantes das empresas a digitalização da vida e da economia só vão avançar nos próximos e o país precisa se estruturar. Do contrário, ficará para trás. Hoje, faltam profissionais qualificados para trabalhar no setor, mas a formação também estaria inadequada e necessitando de atualizações. O Brasil é um dos maiores mercados de banda larga do mundo, porém ainda faltam antenas em muitas regiões. Além disso, o roubo de cabos e equipamentos e a carga tributária são questões que precisam ser discutidas, na visão dos executivos do setor. 

A entidade que representa as empresas de telecomunicação entregou à coordenação do programa de governo um documento com propostas para um eventual governo Lula a partir de 2023. As empresas defenderam que o Estado deve fazer investimentos para que governos estaduais, municipais e o setor privado possam melhorar as condições dos serviços de telecomunicação para as diferentes camadas da sociedade.

 

O programa de governo da chapa Lula-Alckmin recebeu mais de 13 mil propostas através de uma plataforma online e vem se reunindo com entidades e movimentos sociais para receber propostas de setores específicos.   

`