O Projeto Reconexão Periferias estabeleceu parceria com a Rede de Observatórios de Segurança e a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas para a realização da segunda fase da pesquisa “Chacinas e Politização das Mortes no Brasil”. A primeira fase consistiu na construção de um mapa das chacinas no país com o intuito de descrever o fenômeno. Para isso, a metodologia utilizada foi a coleta de casos a partir de notícias de veículos de imprensa de todo o país, tendo em vista que o termo não é utilizada por órgãos oficiais do Estado, sendo registrado como homicídios múltiplos.

Nessa segunda fase, a partir da parceria, o banco de dados será ampliado, englobando uma década de mapeamento de casos de 2011 a 2020, e o debruçamento sobre a politização das mortes decorrentes da utilização desse repertório de ação. Para isso, a pesquisa buscará compreender os principais atores e interlocutores e reações dos casos emblemáticos selecionados; a diversidade de contextos; e as mobilizações políticas decorrentes desse fenômeno. O objetivo é, a partir desses indicadores e problemáticas levantadas, contribuir para a reflexão sobre as alternativas de atuação específica em cada contexto.

A pesquisa já está em andamento e, nessa etapa, realizou rodadas de diálogos com movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores em torno de quatro motivações principais, a saber: policiamento, conflito agrário, política de drogas e complexo penitenciário e violência de gênero e feminicídios. Importante ressaltar que a última motivação apontada é um achado dos pesquisadores que se debruçaram na etapa de mapeamento de casos, ao notarem que há chacinas que podem ser lidas sob a motivação e perspectiva da misoginia , a partir do espraiamento da subcultura virtual de “incels”, grupos de maioria de homens heterossexuais que são celibatários involuntários e que se aglutinam em fóruns da internet fomentando uma cultura de ódio a mulheres.

Todo o processo da pesquisa será permeado por momentos de trocas e diálogos com movimentos, organizações e pesquisadores referências nos debates e formulações das principais motivações balizadoras da investigação. Para além de um compromisso posicionado do grupo de pesquisadores das três organizações que compõem a parceria para a pesquisa, esse é também um ponto central que atravessa e constitui o projeto Reconexão Periferias desde sua criação.

`